Briefing – MESTRADO INTERNACIONAL RECONHECIDO NO BRASIL
01 – Parceiros
A CEPSC (Centro Educacional Piracicaba Santa Cruz) e a MUST (Miami University Science and Tecnology), esta última situada na Flórida, Estados Unidos que passam a oferecer com exclusividade em Piracicaba e região a oferta de 4 possibilidades de Mestrado Internacional, já com processo de reconhecimento no Brasil.
Considerando-se o alto valor cobrado pelas Instituições particulares nacionais para a realização de um Mestrado e também a grande concorrência das Instituições Públicas dada a grande procura, a proposta da parceria da CEPSC com a MUST vem de encontro ao atendimento das necessidades dos profissionais que precisam da titulação de Mestre seja para progressão de carreira, seja para novos cargos e postos em suas instituições ou empresas onde trabalham.
Assim sendo a CEPSC atuará na captação e indicação de profissionais que, por intermédio da CEPSC terão um SIGNIFICATIVO DESCONTO nas mensalidades dos cursos, resultado em uma alternativa vantajosa, econômica e atual.
Data a interatividade do curso que é totalmente EAD (Ensino à distância), o(a) Mestrando(a) terá a facilidade de realização das atividades no seu tempo, conciliando seus horários e flexibilizando o aprendizado; também não terá custos extras com viagens, combustíveis, estacionamento e outros, além de ter um material de estudos atualizado dentro das mais modernas linhas de pesquisa e atuação do mercado.
A grande estrela do projeto é sem dúvida a possibilidade de, ao final da formação, o(a) Mestrando(a) ter uma DUPLA DIPLOMAÇÃO, ou seja, o diploma é expedido primeiramente nos Estados Unidos da América e depois com todo o apoio da MUST o mesmo será validado do Brasil, com legislação já implementada e processos já comprovados, garantindo ao estudante gozar das prerrogativas legais a que o título lhe dá direito.
2 – RESPONSÁVEIS
Os responsáveis pelo projeto em Piracicaba e região serão a Professor Deuza e o Professor Rogério, ambos com grande experiência, formação e gestão na área de ensino superior e que serão responsáveis por firmar as parcerias e fazer a INDICAÇÃO dos alunos para a MUST em nome do CEPSC.
A responsabilidade da CEPSC limita-se à indicação para as vagas com DESCONTOS EXCLUSIVOS uma vez que se os alunos fizerem a inscrição na MUST diretamente, terão um valor de mensalidade bem superior ao praticado no convênio-parceria entre a CEPSC e a MUST.
Uma vez concluído o curso e quitadas todas as parcelas junto à MUST, a instituição, mediante pagamento de uma taxa de tradução e documentação, auxiliará o recém diplomado nos Estados Unidos a convalidar o diploma no Brasil, o que segundo informações, acontece dentro do prazo de 3 (três) meses aproximadamente.
3 – CONTEXTO DA EMPRESA
A CEPSC atuará somente no que tange à captação e indicação de candidatos para os mestrados oferecidos pela MUST.
Os convênios firmados entre a CEPSC poderão ser firmados com empresas, pessoas físicas e jurídicas diversas e abrangem a indicação para funcionários e familiares.
A MUST será a responsável por todo o programa, formação, diplomação e auxilio no reconhecimento do diploma no Brasil.
4 – PRIORIDADE
- Os cursos de Mestrado oferecidos pela MUST são:
- Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação
- Mestrado em Administração
- Mestrado em Negócios Internacionais
- Mestrado em Gestão de Cuidados da Saúde (Healthcare)
4.1 - Educação
O programa do Mestrado em Tecnologias Emergentes da Educação na MUST University fornece aos seus participantes o conhecimento tecnológico e habilidades para criar planos tecnológicos efetivos nos distritos escolares, desenvolver programas de treinamento para professores com o uso da tecnologia, promover mudança organizacional através dela, gerenciar recursos tecnológicos, e pessoais no ambiente escolar, e aplicar suas habilidades técnicas e conhecimentos para identificar e utilizar recursos tecnológicos de forma adequada às necessidades das escolas, distritos escolares, e organizações educacionais similares. Todos os cursos abordam essas necessidades tecnológicas escolares.
Linha de Pesquisa: A área de concentração do trabalho final de conclusão de curso é educação e a linha de pesquisa é educação mediada por tecnologias, cujo objetivo é investigar as articulações entre educação e tecnologia a partir de diversas abordagens, desde o impacto das novas tecnologias digitais sobre os processos educativos até a promoção de mudança organizacional através das tecnologias digitais de informação e comunicação.
4.2 - Administração
Este programa foi desenvolvido para preparar os alunos para o campo competitivo dos negócios. Como parte de sua educação, eles serão expostos a uma infinidade de materiais educacionais, que incluem estudos de caso e uso estratégico dos recursos disponíveis. O programa culmina em um estudo de pesquisa que permite o transporte e a reflexão de conhecimentos intrínsecos cruciais para o sucesso no mundo dos negócios. O resultado final é que o aluno não apenas entenda a responsabilidade de um líder de negócios, mas também se torne um disruptor em campo.
Linha de pesquisa: Finanças
Linha de Pesquisa 1: Estratégias Financeiras Avançadas: Esta linha tem como objetivo pesquisar sobre formas de potencializar as finanças de uma empresa, bem como estratégias financeiras que maximizem o valor econômico de empresas e projetos.
Linha de Pesquisa 2: Contabilidade Executiva: Esta linha tem como objetivo pesquisar sobre a análise contábil, financeira e de auditoria dos negócios. Permite desenvolver pesquisas sobre os instrumentos de gestão contábil utilizados para o processo decisório, bem como analisar ferramentas contábeis e financeiras, no processo de governança corporativa.
Recursos Humanos
Linha de Pesquisa 1: Capital Humano como Fator Estratégico: Esta linha tem como objetivo pesquisar o comportamento das pessoas dentro das organizações e seu papel como diferencial competitivo. Engloba os processos de gestão de pessoas e suas inovações frente aos desafios do mercado atual.
Linha de Pesquisa 2: Liderança e Inteligência Emocional: Esta linha tem como objetivo pesquisar o tema da liderança como diferencial competitivo nas organizações, mostrar exemplos de liderança de sucesso e seu impacto nos resultados organizacionais. Esta linha também objetiva pesquisar sobre o tema Inteligência Emocional nas relações pessoais e nas organizações.
Marketing Digital
Linha de Pesquisa 1: Estratégias de Marketing Digital: Esta linha tem como objetivo pesquisar o marketing digital em toda sua amplitude, trazendo as principais ferramentas e estratégias que impulsionam os negócios no meio digital. Pretende também trabalhar web negócios, mídias sociais, marketing de conteúdo e métricas de monitoramento da web.
Linha de Pesquisa 2: Estratégia Baseada em Dados: Esta linha tem como objetivo pesquisar a importância da análise de dados na tomada de decisão estratégica. Pretende investigar a base de dados de uma organização e trazer diferencial competitivo a partir da gestão da informação e inteligência empresarial.
Tecnologia e Segurança Cibernética
Linha de Pesquisa 1: Tecnologias da Informação como fator estratégico: Esta linha tem como objetivo pesquisar a gestão de sistemas de informação, implantação de sistemas operacionais e banco de dados e a administração de recursos da área tecnológica das organizações.
Linha de Pesquisa 2: Segurança Cibernética: Esta linha tem como objetivo pesquisar o atual tema da segurança de informações, visando garantir a continuidade e crescimento dos negócios e minimizar os riscos das ameaças de invasores cibernéticos.
Negócios Internacionais: O programa do Bacharelado em Negócios Internacionais na MUST University foi desenvolvido para alunos que buscam aprimorar seus conhecimentos e habilidades na tomada de decisões em relações internacionais.
Os objetivos centrais do programa são: desenvolver, estender e aperfeiçoar a habilidade de planejar e atuar estrategicamente em um ambiente de negócios internacional; fortalecer as habilidades decisivas e analíticas nas áreas funcionais de marketing, finanças, operações multinacionais e gestão de recursos humanos; e tornar-se um líder eficiente em relações internacionais.
4.3 - Gestão de Cuidados da Saúde
O programa de Gestão de Saúde foi desenvolvido para preparar os graduandos para se tornarem gestores e profissionais de suporte na área de saúde, assim como em indústrias relacionadas. O programa ajuda a desenvolver profissionais versáteis que, por meio de abordagem colaborativa, apliquem conhecimentos de sistemas de informação, políticas, contabilidade, orçamentação e análise em diversos âmbitos de fornecimento de saúde. A combinação de habilidades de gestão e conhecimento de assuntos de atuais serviços e sistemas de saúde proporcionam aos graduados em Administração de Saúde, a base sólida educacional na qual possam iniciar suas carreiras na Saúde.
4.4 - Pré Requisitos
Ter concluído um curso na modalidade bacharelado ou ter concluído um curso na modalidade licenciatura com duração mínima de 8 semestres;
Possuir documentos probatórios da graduação (histórico e diploma) certificado de conclusão de curso.
Cursos de Graduação em Tecnologia (diploma de TECNÓLOGO), Licenciaturas de 3 anos e Pedagogia de 3 anos não são aceitos, devido à impossibilidade de equivalência nos EUA.
5 – PÚBLICO ALVO
Os cursos de Mestrado da MUST são pensados para profissionais que atuam nas 4 grandes áreas de oferecimento: Educação, Administração, Negócios Internacionais e Saúde.
Assim sendo, os públicos alvos para estes cursos são profissionais que necessitem de uma formação qualificada, profissional e técnica, na vanguarda do conhecimento para que possam alcançar novos postos em seus ambientes de trabalho e também se capacitar no universo de pesquisa e aprimoramento do conhecimento.
Devido a modalidade ser totalmente EAD, a gestão do tempo também se torna um importante diferencial ao público alvo que pode realizar as aulas em sua casa, no ambiente de trabalho conciliando tempo e possiblidades para a realização dos cursos, sem a necessidade de abrir mão de horários de sua rotina diária que muitas vezes comprometem situações profissionais e ou pessoais.
6 – DEMANDA
Segundo a repórter Susan Faria do portal do MEC, o Brasil tem aproximadamente 22.295 estudantes de pós-graduação, dos quais 76.323 são de mestrado acadêmico, 4.008 de mestrado profissional e 41.964 de doutorado. O levantamento é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC). De acordo com o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, há um crescimento no setor que precisa da cooperação dos estados, empresas estatais e iniciativa privada para aumentar o número de bolsas de pós-graduação.
"Não há nenhuma maneira das duas agências federais, Capes e CNPq, seguirem a lógica da demanda na pós-graduação", disse. Empresas como a Petrobras, Fundação Ford, Cemig, Vale do Rio Doce, Usiminas, Motorola, Siemens e Furnas já oferecem bolsas para o curso. "A participação dos estados nas bolsas é pequena. Estamos buscando parcerias", avalia Jorge Almeida.
Segundo ele, há 40 mil alunos de pós-graduação sem bolsas. Muitos, porém, têm vínculo empregatício e não podem receber o benefício. "O aumento dos alunos da pós-graduação não é acompanhado pelo orçamento das agências. Na Capes, o crescimento foi de 2% ao ano". Dos 122.295 estudantes matriculados em 1.925 programas de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, 44.112 são bolsistas. Destes, 23.801, ou 54%, são financiados pela Capes; 13.166 pelo CNPq; 4.249 pelas fundações de amparo à pesquisa (FAPs) e 2.896 por outras instituições.
Números - Em 1996, existiam 67.820 alunos da pós-graduação no país (45.622 de mestrado e 22.198 de doutorado). Já em 2003 eram 112.237 estudantes de pós-graduação (66.959 de mestrado acadêmico, 5.065 de mestrado profissional e 40.213 de doutorado). Nos últimos oito anos, o número de cursos de pós-graduação aprovados pela Capes tem crescido em média 9% ao ano. As áreas com maior número de alunos são ciências humanas e engenharias, ciências da computação e ciências da saúde.
A região Sudeste concentra o maior número de pós-graduandos: 31.274 no doutorado; 45.856 no mestrado acadêmico e 2.893 no mestrado profissional. Na região Norte há 228 doutorandos e 1.507 mestrandos. São Paulo tem mais da metade dos futuros doutores, 21.161 dos 41.964 alunos da área. Dos 76.323 alunos de mestrado acadêmico, 27.716 estão em São Paulo; 10.721 no Rio de Janeiro; 61 em Rondônia; oito, no Tocantins; e quatro no Acre. "As regiões Norte e Centro-Oeste, excluindo o DF, têm os índices mais baixos de matriculados na pós-graduação e, consequentemente, de bolsas", diz o presidente da Capes.
7 – Valores
- Taxa de Indicação, cobrada pela CEPSC = R$ 500,00.
- Taxa de Matrícula R$ 350,00 MUST (sem o convênio R$ 770,00)
- Taxa de Tradução R$ 378,00 MUST
- Mensalidades 24 x R$ 680,00 MUST (sem o convênio R$ 1.200,00)
- Taxa de validação do diploma = Entre R$ 980,00 e R$ 2.000,00 dependendo do curso.
8 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
Não existe banca avaliadora, o trabalho é realizado na forma de artigo científico e dois doutores fazem a leitura e atribuem a nota ao aluno.
9 – NÚMEROS DA MUST
A MUST foi criada pelo ex proprietário da Faculdade Anhanguera, professor Antônio Carbonari e oferece hoje cursos nos Estados Unidos de Associate Degree, Bacharelados e Mestrados, a ideia inovadora prevê o fornecimento de cursos em vários idiomas (mundo tudo) e certificação via Estados Unidos. Hoje já tem mais de 1.000 alunos matriculados nos 4 cursos de mestrado e destes mais de 100 diplomas já reconhecidos no Brasil.
10 – DIPLOMA
O diploma já é emitido na nova modalidade Digital e uma vez expedido pode ser feito o início do processo de validação no Brasil através da PLATAFORMA CAROLINA BORI, que é um sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação (SESu e CAPES), para gestão e controle dos processos de reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil.
11 – LINKS ÚTEIS
Plataforma Carolina Bori http://carolinabori.mec.gov.br
MUST https://mustedu.com
CEPSC https://www.cepsc.com.br
12 – NOVIDADE
Segundo informações da MUST, logo também teremos DOUTORADO oferecido na mesma modalidade.



